O renascimento da Banda Juvenil, um projecto que tinha dado os primeiros frutos em 1984, e que, recentemente, estava inactivo, foi a prenda de Natal que a Banda Musical de Arouca deu aos seus associados, músicos e simpatizantes. As comemorações do 186.º aniversário da filarmónica arouquense decorreram no passado dia 17 de Dezembro, numa unidade hoteleira da vila.
Às 17:00, foi celebrada eucaristia na igreja conventual, em sufrágio dos músicos, directores, sócios e amigos falecidos, com a participação do coro da Banda. Depois, às 19:30, a Banda Juvenil fez a sua primeira apresentação, seguindo-se o jantar convívio, que contou com a presença de cerca de 250 pessoas.
António Garrido, presidente da Direcção da Banda, fez uma retrospectiva da época, sublinhando o papel que a associação tem desempenhado na formação musical (gratuita) das crianças e jovens do concelho que queiram aderir à «causa filarmónica», dando, ao mesmo tempo, nota das dificuldades próprias de uma associação deste tipo, que, só para a manutenção do instrumental, precisa de verbas avultadas.
Jorge Oliveira, presidente da Assembleia Municipal, esteve também presente em representação do presidente da Câmara, e felicitou a Banda, em nome pessoal e das entidades que representava. Enalteceu o papel formativo da Banda, e aproveitou o ensejo para desejar a todos Boas Festas.
Encerrando os discursos, João Dias, maestro da Banda, agradeceu o empenho e a dedicação dos seus «colegas» músicos, sublinhando que, como o prova a Banda Juvenil e a qualidade dos seus jovens músicos, o futuro da Banda está assegurado.
A Banda Musical de Arouca foi fundada em 1825 e, desde então, funciona ininterruptamente. Entre os vários concertos que já deu, destacam-se a deslocação a França, nas cerimónias de geminação Arouca-Poligny, e a actuação, em 2009, actuou na Assembleia da República (Lisboa) e na Casa da Música (Porto). Dirigida pelo maestro João Dias, é composta por 75 elementos, muitos deles profissionais da música. Instituição de utilidade pública, foi agraciada com a Medalha de Mérito Municipal (grau ouro).