A Banda Musical de Arouca comemorou 185 anos em prol da filarmonia. A Banda convidou o Grupo Coral de Urrô, o Orfeão de Arouca e o Orfeão de Vale de Cambra para um grande concerto comemorativo dos 185 anos, que decorreu no passado sábado, 31 de Julho, em frente ao Mosteiro de Arouca. Este Grande Concerto Comemorativo dos 185 anos da Banda Musical de Arouca foi comentado pelo conhecido maestro António Victorino d’Almeida, que também comemora, em 2010, 70 anos de vida e 55 de carreira.
Tratou-se de um evento memorável, que contou com a prestação de mais de 200 músicos, num dos espaços mais emblemáticos da vila de Arouca. Foram executadas obras de Schostakovich, Hosay, Verdi, Mozart e Tchaikovsky. Deste último, foi executada a abertura «1812», que contou, para além da prestação dos coros, com efeitos pirotécnicos e com o som dos sinos da Capela da Santa Casa da Misericórdia, que deram à obra a grandiosidade merecida.
No público, várias individualidades quiseram associar-se a este aniversário, destacando-se a presença do representante do Governo Civil, Fernando Mendonça, o presidente da Câmara Municipal, Artur Neves, a vereadora da Cultura, Margarida Belém, vários ex-directores e ex-músicos da banda, dos quais se destacam Maurício Noites e Aristides Noites, o maestro arouquense António Costa, entre muitos outros.
As imagens da festa estão na nossa Galeria de Fotos.