Historial

Banda Musical de Arouca - 1929
Banda Musical de Arouca - 1929

A Banda Musical de Arouca, Associação Cultural e Artística, foi fundada no primeiro quartel do século XIX, por Bernardino Joaquim Soares, sendo apontado o ano de 1825 como sendo o da sua fundação.

A 25 de Junho de 1985 foi oficializada juridicamente, tendo sido agraciada, por Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro, com o estatuto de Utilidade Pública, pela defesa que tem feito da causa musical. Também a Câmara Municipal de Arouca distinguiu esta Banda com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

Prosseguindo o seu objectivo, a Banda mantém em pleno funcionamento uma escola de música, gratuita para as crianças, actualmente com cerca de 100 alunos, e continua a percorrer os vários pontos do País, abrilhantando festividades diversas.

A Banda conquistou o primeiro lugar no Concurso de Bandas Civis “Terras de Cambra”, em 19 de Setembro de 1993. No Verão de 2003, a Banda Musical de Arouca deslocou-se à cidade francesa de Poligny, com quem Arouca tem laços de geminação, com o objectivo de participar nas festas da cidade.

Em 2009 realizou uma pequena actuação na Assembleia da República, junto de deputados, ministros e do presidente da Assembleia da República. No mesmo ano, deu concertos na Casa da Música (Porto) e no festival «Filarmonia ao mais alto nível», em Santa Maria da Feira.
Em 2011, na apresentação do seu último CD, realizou um grande concerto com a presença do trompetista Ruben Simeó, do qual resultou um DVD amplamente aplaudido.

Já em 2013, dois grandes eventos marcam a vida da associação: o I Certame Musical de Arouca e um grande concerto com o pianista e compositor português Mário Laginha, eventos que tiveram forte impacto regional.

O ano de 2014 é marcado por mais um grande concerto, desta feita com os GNR, com a participação especial de Isabel Silvestre, e por um feito memorável. Na sequência da sua participação no 128.º Certamen Internacional de Bandas de Música de Valência (evento que reúne, naquela cidade espanhola, algumas das bandas de maior renome internacional), a Banda Musical de Arouca conquistou, na sua secção, um honroso segundo lugar, dignificando, assim, Arouca e o país com esta apresentação de nível internacional.

A Banda Musical de Arouca é, neste momento, composta por cerca de 75 elementos, muitos deles integrados em instituições de ensino superior, bandas militares e orquestras portuguesas.
OLA Swing

Próximos eventos

AVISO: Este site utiliza cookies. Ao navegar estará a concordar com a sua utilização. Mais informações